Nem todas as barras de cereais são ricas em fibras
As famosas barras de cereias viraram sinônimo de saúde por conter poucas calorias e serem ricas em fibras. E por descuido nosso nem nos preocupamos em ler o rótulo. O que é um perigo, pois algumas não são tão saudáveis quanto aparentam ser. A nutricionista Carolina Mesquita explica que, de modo geral, as barras de cereais são produtos energéticos, apropriados para o consumo anterior à atividade física, pois "tapeiam" a fome e servem como um lanchinho. A composição nutricional depende muito de cada produto, mas deve-se prestar atenção sempre em seus rótulos. Muitas não têm nem um grama de fibra e possuem gordura saturada.
Bom para aproveitar os benefícios das barrinhas, o ideal é optar pelos produtos que contenham cereais integrais.
Exemplo disso é o farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e pode diminuir o colesterol sanguíneo. A necessidade diária de fibras é de 25 a 30 gramas.
Não podemos negar que elas caíram no gosto de muitas pessoas,mais lembre-se, assim como qualquer outra fonte de energia, as barras de cereias devem ser consumidas com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.