Criança Esperança é uma das mais bem sucedidas marcas relacionadas a programas sociais dirigidos à crianças carentes em todo o mundo.
A Campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Todo o dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da UNESCO que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.
Os Espaços Criança Esperança foram criados pela TV Globo, com a finalidade específica de se constituírem como centros-modelo de atendimento a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, localizados em comunidades em situação de vulnerabilidade social, que tem por objetivo promover o fortalecimento dessas comunidades por meio do desenvolvimento de atividades voltadas à prevenção da violência urbana e à disseminação de uma cultura da paz.
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em conjunto com organizações da sociedade civil e governos municipais e/ou estaduais, que, geralmente, cedem o espaço físico onde são promovidas atividades artísticas, culturais, esportivas, de capacitação e de geração de emprego e renda.