- Idade avançada (insônia ocorre mais freqüentemente depois dos 60 anos).
- Sexo feminino.
- Histórico de depressão.
Caso outras condições (como estresse, ansiedade, problema médico ou uso de alguns medicamentos) ocorram junto com as listadas acima, há maior probabilidade de insônia.Há varias causas de insônia, sendo que a transiente e intermitente geralmente ocorrem em pessoas que estão temporariamente vivenciando uma ou mais das situações abaixo:
- Estresse.
- Ambiente barulhento.
- Mudanças no ambiente ao redor.
- Problemas no horário de dormir/acordar como aqueles decorrentes de "jet lag".
- Efeitos colaterais de medicamentos.
Como é o tratamento de insônia?
Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.
Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.
Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.
Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.