El Chavo Del Ocho (Chaves) foi ao ar pela primeira vez em 1971 na TV TIM quando ainda era um quadro dentro do programa Chespirito, junto com o Chapolin. Porém Chaves virou um grande sucesso de audiência e ganhou horário próprio, junto com o Chapolin.
O grande sucesso das atrações da TV TIM atraiu a atenção das grandes emissoras e, no ano de 1973, a maior emissora do país, a Televisa, comprou a TV TIM.
O auge do programa foi em 1977, quando foi filmado o episódio de Acapulco, que serviu para promover o Hotel Continental, que era de propriedade da Televisa. Esse foi também o último episódio gravado com o elenco completo, pois Carlos Villagrán, (Quico) aceitara proposta para gravar um programa solo na Venezuela. Meses depois, Ramón Valdez (Seu Madruga), seguiria os passos de seu amigo e também iria para a Venezuela, abandonando o programa.
Infelizemente, no inicio de 79, é a vez de Quico decidir sair. Logo após, é o seu Madruga que sai. Por causa disso, em 1980, Chaves volta a ser um quadro do programa Chespirito. Para dar ânimo ao seriado, Bolanos cria um novo cenário: o restaurante da Dona Florinda. Notem que seu Madruga e Quico de fato não aparecem nesses episódios. O carteiro Jaiminho e Dona Neves são os personagens criados nessa fase do programa.
Em 1981, Ramón Valdéz, Seu Madruga, regressa a série. Novas histórias foram feitas com a presença do carismático personagem. Até que, no ano de 1983, é encerrada as gravações da série, sem um episódio especial.
No final da década de 80 até 92, a série Chaves volta a ser um quadro do programa "Chespirito". Essa fase pode ser vista pelos brasileiros no programa "Clube do Chaves", que o SBT exibiu em 2001.