Cuidados com as bebidas Energéticas

Cuidados com as bebidas Energéticas
As famosas bebidas energéticas das baladas do fim de semana podem ser ótimas aliadas naquele dia. Mas, como tudo na vida, se for ingerida em excesso pode trazer sérios problemas de saúde.

O nutrólogo Máximo Asinelli explica que a cafeína é o principal elemento dessas bebidas na ação para diminuir a sonolência. Ela age sobre o cérebro inibindo o sono.

Com isso, o cérebro entende que há uma emergência em curso e dá o comando para a liberação de adrenalina no sangue, o que deixa a pessoa em estado de alerta rapidamente.

Máximo explica que alguns ingredientes das bebidas energéticas atuam para acelerar o batimento cardíaco, um desses elementos é a taurina. "Um ponto importante é que a pessoa não faça exercícios após consumir tais produtos, pois com o coração acelerado, um esforço ainda maior pode levar a um colapso, um enfarte fulminante."

Além do problema cardíaco a bebida pode trazer danos cerebrais. "Para que o sangue seja bombeado com mais facilidade - e, assim, se gaste menos energia - alguns componentes dos energéticos "diluem" o sangue, deixando-o mais "fino". O risco é de uma hemorragia cerebral.", explica o médico.

Se você acha que a bebida energética ajuda a diminiuir o efeito do álcool está completamente enganado, o que acontece é que a bebida energética aumenta a sensação prazerosa gerada pelo álcool e, ao mesmo tempo, faz com que a pessoa não perceba que está ficando bêbada.

"Um dos riscos, por exemplo, é, depois da balada, o indivíduo achar que está em condições de dirigir, quando está totalmente embriagado."

Por isso tome muito cuidado!

Total Pageviews